terça-feira, 31 de março de 2015

Livro: A Costa dos Murmúrios, Lídia Jorge, Círculo de Leitores, 1988.

Passei a tarde a concluir a leitura do meu primeiro romance de Lídia Jorge, A Costa dos Murmúrios, a ação decorre mais uma vez em Moçambique, mas desta vez na cidade da Beira e durante a passagem dos anos sessenta para os anos setenta.
Pode ler-se na badana do livro: “Vinte anos separam as duas partes deste livro feito de dois «textos». O primeiro, chamado Os Gafanhotos, é a história na terceira pessoa do casamento do alferes Luis Alex com Eva Lobo na cidade da Beira antes da partida para Mueda e a singularidade de que se revestiram os acontecimentos. No segundo «texto», A Costa dos Murmúrios propriamente dito, Eva Lopo, «Evita», vinte anos depois comenta a história de “Os Gafanhotos, dando a conhecer a visão feminina contraposta à dos homens, como foi viver a guerra por dentro, a inquietação da espera, as acções dos que se reclamavam heróis e tinham medo.”
Levei algumas páginas para entrar no espirito do romance, mas, há medida que fui avançando na sua leitura, embrenhei-me e fundi-me com a escrita de Lídia Jorge.
Gostei muito e recomendo a sua leitura, pela minha parte, brevemente irei voltar a esta autora portuguesa.



Sem comentários:

Enviar um comentário