quinta-feira, 17 de março de 2016

Livro: Vidas de Raparigas e Mulheres, Alice Munro, Relógio D’Água, 2014.

Alice Munro entrou no meu “plano de leituras no feminino” por mera casualidade. A escritora ganhou o prémio Nobel de Literatura em 2013. Não são muitas, as mulheres, a quem já foi atribuído o galardão e o facto de ser o único romance da escritora, que é sobretudo uma contista, levou-me a aventurar-me na sua descoberta, adquiri este título e inclui-o no meu projeto de leituras escolhidas.
De início estranhei um pouco a narrativa, a ação passa-se entre o campo e uma pequena cidade, numa zona rural de Ontário, no Canadá, durante os anos 40. Demorou algum tempo até eu conseguir penetrar e apreciar a profundidade das personagens construídas, sobretudo da narradora, sendo esta a personagem principal.
O romance sem ser autobiográfico, descreve-nos as vivências e o crescimento de uma rapariga desde o início da puberdade, passando pela adolescência, até à idade de jovem mulher.
Foi só no último terço da obra, que o comecei verdadeiramente a compreender e a apreciar, acho que foi quando comecei a reconhecer as emoções e os “estados de alma” tão característicos de nós, as mulheres, durante a adolescência.
A partir desse momento, deslumbrei-me com a forma de escrever de Alice Munro e a sua capacidade de descrever as emoções complexas de uma jovem mulher e o caminho que todas nós temos percorrer para encontrarmos o nosso lugar na sociedade.

Termino recomendando a leitura deste romance de Alice Munro e com a certeza de a ela voltar…


Sem comentários:

Enviar um comentário