segunda-feira, 18 de julho de 2016

Maria Teresa Horta in entrevista a Maria Leonor Nunes, JL nº 1194 de 2016-07-06.

Uma fabulosa e desassombrada entrevista de Maria Teresa Horta (MHT) a propósito do seu mais novo romance “Anunciações”:

«A Maria de MTH não diz “Faça-se em mim a vontade do Senhor. Ela é “desobediência”, “desejo”, “sexualidade”. E no princípio, era “mulher”. Assim a poetisa e ficcionista reescreve uma das passagens da Bíblia mais celebradas por poetas, pintores e escultores, a Anunciação do Anjo a Maria, contando outra narrativa, com a intensa beleza da sua palavra poética, o entendimento feminista e a ousadia de questionar tabus, mitos, a história de “abusos” da sociedade patriarcal. Para ela, Maria foi a primeira feminista, Jesus Cristo não é o filho de Deus, mas da sua paixão pelo anjo Gabriel, tornado humano na relação com ela. E é isto que anuncia. Porque as anunciações não são apenas ofício de anjos, mas de poetas, como garante. E os poetas, diz, são a “esperança do mundo”.”

“Segundo a Bíblia, Maria diz “Faça-se em mim a vontade do Senhor”. E eu digo que não o disse. A minha paixão por Maria vem precisamente do facto de achar que ela foi a primeira mulher que diz”não, Em mim faz-se o que eu quero”.


Sem comentários:

Enviar um comentário