terça-feira, 30 de junho de 2015

Safo, Poesia Grega, in revista Ler nº 183, Verão de 2015

“ELE, TU e EU

Aquele parece-me ser igual aos deuses,
o homem que à tua frente
está sentado e escuta de perto
a tua voz tão suave
*
e o teu riso maravilhoso, na verdade isto
põe-me o coração a palpitar no peito.
Pois quando te olho num relance, já não
consigo falar:
*
a língua se me quebrou e um subtil
fogo de imediato se pôs a correr debaixo da pele;
não vejo nada com os olhos, zunem-me
os ouvidos;
*
o suor escorre-me do corpo e o tremor
me toma toda. Fico mais verde do que a relva
e tenho a impressão de que por pouco
que não morro.

Safo
[Ilha de Lesbos, segunda metade do século VII a.C.]
[Poesia Grega, Tradução de Frederico Lourenço, Livros Cotovia, 2006]
in revista Ler, nº 183, Verão de 2015.


Sem comentários:

Enviar um comentário