domingo, 12 de abril de 2020

Livro: O Testamento do Sr. Napumoceno da Silva Araújo, Germano Almeida, Caminho, 2018.


Continuando a seguir o meu plano de leituras, autores masculinos de língua portuguesa, viajei para Cabo Verde ao encontro de Germano Almeida (1945), Prémio Camões 2018.

Ontem à noite conclui a leitura do primeiro romance publicado do galardoado escritor, O Testamento do Senhor Napumoceno da Silva Araújo, há muito desejava ler este título, não me dececionei.

Uma nova luz sobre a vida e pessoa do ilustre extinto, foi como o Sr. Américo Fonseca, já a caminho de Lombo de Tanque, definiu a abertura do testamento do Sr. Napumoceno.”

Numa forma de escrever que muito me agradou, o autor retrata uma sociedade pobre em recursos, diferente de Ilha para Ilha, espelhando bem, muito bem o caráter das suas gentes. 

Se através do estudo e do trabalho é possível ascender a uma vida melhor, para a maioria dos cabo-verdianos, a emigração é a única forma de fugir da pobreza, da seca e da fome.

O romance desenvolve-se num crescendo de beleza e de sentido, o clímax atinge-se após a leitura do IX capítulo, o último.

Resta-me convidar-vos a descobrirem este pequeno (190 pág.) grande romance, quanto a mim, parti em direção à Costa Oriental de África ao encontro da escrita mágica de Mia Couto…



Sem comentários:

Enviar um comentário