domingo, 10 de abril de 2016

Maria do Céu Roldão in Exames e qualidade – de quê? - Opinião/Educação, JL nº 1187 de 2016-03-30.

Sobre um tema que sempre me mereceu a maior das atenções, um excerto de um texto que me agradou muito ler:

“Mais uma vez se pensa que de educação qualquer um sabe, sem necessidade de qualquer saber especifico, aliás tido por pernicioso em certos setores de opinião… Saber ensinar deve ser como saber comer ou respirar, parece… Certamente por défice meu, pelo contrário, do lugar e tempo onde escrevo, com 50 anos de experiência e estudo como professora, cada vez acho mais que preciso/precisamos todos os que partilhamos esta profissão que em qualquer nível, de aprofundar o nosso saber para ensinar melhor… Com a evidência crescente de que não é verdade que “quem sabe ensina”… mas é certo que quem ensina bem, sabe muito do “que ensina” e sabe também muito do”como ensinar”, traduzido na promoção do sucesso do que os seus alunos aprendem. E que pode e deve ser adequadamente avaliado.”


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