terça-feira, 31 de março de 2015

Livro: O Relatório Chapman, Irving Wallace, Editorial Inova, Lda., 1969.

Terminei no domingo passado a leitura deste romance, um título que trouxe de casa de minha mãe, a fazer-lhe companhia trouxe também “A queda de um anjo”, do Camilo Castelo Branco.
Lembro-me de haver várias obras de I. Wallace nas estantes em casa dos meus pais quando era pequena, foi assim que comecei a gostar de ler, através dos meus pais, os dois sempre tiveram por companhia um livro, um romance, um policial, alguma ficção.
E foi a curiosidade de voltar a ler I. Wallace que me conduziu à leitura desta obra, após tantos anos passados desde a última vez.
O tema desta obra gira à volta de um estudo “O comportamento sexual da mulher casada americana” que o Dr. Chapman realizou percorrendo toda a América, através (…) de um questionário minucioso, vai desvendando passo a passo a vida íntima de mais de três mil mulheres, - a vida sexual na infância e na adolescência, as relações conjugais e extraconjugais (…).
A ação centra-se num bairro de classe média alta, na periferia de Los Angeles: “TheBriars”. Onde as ultimas entrevistas serão conduzidas pela equipa do Dr. Chapman.
Achei as personagens deste livro muito estereotipadas, tanto as mulheres que ficam em casa enquanto os maridos vão para o trabalho, como eles próprios. Tenho a noção de que a realidade da sociedade norte-americana e o papel das mulheres no casamento, possui muitos pontos em comum com a nossa realidade, sobretudo até aos anos setenta.
Mas senti-me algo desconfortável, a ler o retrato que é traçado sobre as mulheres casadas.

Enfim, experiências literárias e realidades algo distantes. Recomendo a leitura desta obra como um exercício de memória.


Sem comentários:

Enviar um comentário