domingo, 5 de abril de 2015

Livro: Com os Holandeses, J. Rentes de Carvalho, Quetzal Editores, 2014.

Terminei a leitura da minha primeira obra de um escritor recomendado pelo meu Luis, não se trata de um romance, mas de uma obra biográfica. J. Rentes de Carvalho compilou e organizou as suas reflexões escrituradas diariamente ao longo de mais de cinquenta anos vividos na Holanda, reflexões, essas, que versam sobre o povo holandês, a sua forma de estar e de ver o mundo e sobretudo a sua forma de viver e comportar-se dentro de portas.

Há na língua holandesa uma expressão que constantemente se ouve: de zakelijke aanpak, a qual tem o significado literal «à maneira do comércio». Além de ser corrente e aceitável nas relações entre pessoas, a frase justifica também que se tire o máximo proveito de tudo e todos, mesmo, e sobretudo, de quem não tem força ou ocasião para se defender

Quando iniciei a leitura da obra, senti alguma dificuldade em situar-me temporalmente, porque o autor referia-se frequentemente a acontecimentos e estatísticas de 1971, 1981 e do presente, mas à medida que avançava na leitura as dúvidas iam-se dissipando.
O tema é curioso, a forma de escrever muito interessante e tenho ainda outras obras para ler, pois o meu Luis ficou fã.
Já conhecia J. Rentes de Carvalho das crónicas que escreve na revista literária Ler e gosto muito de as ler, assim, recomendo a leitura de Com os Holandeses.

 




Sem comentários:

Enviar um comentário