segunda-feira, 21 de maio de 2018

Livro: Os Loucos da Rua Mazur, João Pinto Coelho, Leya, 2017.

A leitura desta obra de ficção provocou em mim, emoções contraditórias. Por um lado, a temática despertou em mim a curiosidade, desde a adolescência que leio sobre o Holocausto, é um tema que me provoca angústia, um sentimento que me acompanha há décadas.
Por outro, ansiava por terminar a sua leitura, queria ir-me embora, não sei se por causa do que lia, afinal há muito tempo que não lia relatos tão pormenorizados sobre o horror vivenciado pelos personagens, numa cidadezinha do nordeste da Polónia, em julho de 1941, se por causa da forma de escrever do autor.
Alguma coisa não funcionou, para mim, neste romance premiado e alvo de polémica com as autoridades polacas. A verdade histórica deve ser revelada, os fantasmas enfrentados e seguir em frente, virar a cara para o lado, negar e fugir do assunto e da responsabilidade partilhada é que não.

Resta-me recomendar a leitura de Os Loucos da Rua Mazur, de João Pinto Coelho, a fim de retirarem as vossas conclusões…



3 comentários:

  1. Quando uma obra provoca emoções contraditórias é sinal que funcionou enquanto objeto de arte...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Curioso eu também me senti assim com este livro...Com essa vontade de o terminar...De me ir embora...

      Eliminar