sexta-feira, 24 de julho de 2015

Livro: A confissão da leoa, Mia Couto, Caminho, 2012.

Iniciei a leitura desta obra a fim de satisfazer um compromisso de leitura acompanhada, o acompanhamento foi decepcionante, mas, a obra é maravilhosa.  
Através de A confissão da leoa, Mia Couto identifica os problemas que o povo moçambicano tem enfrentado ao longo dos anos: num tempo antes da independência e mesmo após a independência do país.
- Na guerra, os pobres são mortos. Na paz, os pobres morrem.”
Uma realidade sombria e muito sofrida tanto por homens como por mulheres, uma vida pobre e difícil que se esconde por detrás das praias paradisíacas e do carácter afável das suas gentes.
Gosto muito de ler Mia Couto, gosto da sua forma de escrever, cheia de metáforas e de palavras novas: o português moçambicano.
A gente vive sem pedir e morre sem ter licença.”
Estabeleci em tempos idos e de modo próprio, um plano de leituras, interrompi-o para experienciar algo diferente, mas, não gostei nada, por isso vou regressar ao meu plano, seja ele lá qual for…
É que também eu, “Sou feliz apenas antes de viver. Só tenho lembrança no que sonho. Por isso escrevo.”, mas, eu não escrevo, eu leio…
Termino recomendando-vos meus amigos, a leitura desta e de outras maravilhosas obras do Mia Couto.


Sem comentários:

Enviar um comentário